domingo, 28 de fevereiro de 2021

Governo de Capoeiras emite Decreto com medidas restritivas para evitar a propagação da Covid-19; Medida vale das 22h às 5h até o dia 10 de março

O Governo do Município de Capoeiras, através do prefeito interino, José Ernandes da Costa (Pitonho), emitiu neste sábado (27), o decreto de N° 08, restringindo atividades econômicas e sociais, das 22h às 5h. Medida vale até o dia 10 de março.

O Decreto visa evitar a propagação da Covid-19 no município.

Veja abaixo o Decreto completo:



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Capoeiras recebe mais 230 doses de vacina contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde do município de Capoeiras, Pernambuco, nesta quinta-feira, 25/02/2021, recebeu mais 230 doses de vacinas contra a covid-19; sendo 180 doses da vacina AstraZeneca e outras 50 doses da vacina CoronaVac, ambas destinadas aos grupos prioritário para a vacinação neste momento. A informação é da coordenadora de Atenção Básica e do programa de imunização municipal, a enfermeira Elianai Melo.

Dando continuidade ao programa de imunização contra a Covid-19 no município de Capoeiras, chegaram 180 doses da vacina AstraZeneca/Fio Cruz destinadas ao grupo prioritário formado por idosos entre 80 a 85 anos; e as outras 50 doses do imunizante CoronaVac/Instituto Butantan que serão aplicadas no grupo formado por profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate a pandemia.
 

Texto: Raimundo Lourenço/Blog Capoeiras.

Imagem: internet.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

PITONHO VAI A BRASÍLIA E CONSEGUE ATRAVÉS DO DEPUTADO SÍLVIO COSTA FILHO, MAIS DE 1 MILHÃO DE REAIS QUE SERÃO INVESTIDOS EM CAPOEIRAS

O município de Capoeiras está vivendo um novo tempo de melhorias e avanços em diversos setores, isso se deve ao novo governo do José Ernandes da Costa, conhecido como (PITONHO), que vem lutando incansavelmente para melhorar a vida da população capoeirense.


Desde que assumiu interinamente o município, Pitonho fez algumas mudanças no secretariado, contratou novos trabalhadores para ampliar a limpeza urbana da cidade, conseguiu um berçário e camas hospitalares para o hospital municipal, recuperou mais de 80% das estradas, realizou a limpeza de vários poços artesianos e barragens, pagou o funcionalismo público e, em breve outras melhorias serão anunciadas pelo gestor. 


Essa semana Pitonho foi até Brasília buscar mais recursos para Capoeiras e visitando o Deputado Federal Sílvio Costa Filho, conseguiu através de uma emenda parlamentar mais de (1 MILHÃO DE REAIS) que serão destinados para a construção de calçamentos e pavimentação de várias ruas da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas.


Ainda de acordo com o deputado, ao longo do ano serão destinados mais recursos para a saúde e infraestrutura do município. 


Fonte: Blog Gilmar Alves.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Vereador Alysson Farias propõe conceder Título de Cidadão de Capoeiras ao Monsenhor José Augusto

O vereador Alysson Farias solicitou a concessão de ‘Título de Cidadão de Capoeiras’ ao Monsenhor José Augusto de Melo Pereira, pároco da Paroquia de São José. A proposição foi apresentada a Mesa Diretora da Câmara de Capoeiras, PE, na sessão realizada na noite da terça-feira, 23/02/2021.

Na justificativa, o vereador Alysson Farias disse que Monsenhor José Augusto chegou em Capoeiras em 2016 e desde então presta relevantes serviços à comunidade. E que a concessão do título honorifico de cidadão capoeirense é em reconhecimento a contribuição prestada pelo religioso a Capoeiras, em especial a comunidade católica local.

Fonte: Blog Capoeiras.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Capoeiras: Governo Municipal efetua pagamento de contrapartida do programa Garantia Safra 2020/2021


COMUNICADO

A secretaria de Agricultura do município de Capoeiras comunica aos agricultores inscritos no programa: Garantia Safra 2019/2020, que os aportes (pagamentos da contrapartida da prefeitura de Capoeiras) foram efetuados em 10/02/2021 no valor de R$: 43.707.00. Entretanto, no ano agrícola de 2019 e 2020 não foram constatadas perdas na safra agrícola inferiores a 50%.

É de conhecimento geral que para o agricultor ser beneficiado pelo programa “Garantia Safra” é necessário que a avaliação do IBGE detecte perda superior a 50% no referido ano Agrícola.

Para a safra Agrícola 2020/2021, o município já fez a adesão ao referido programa e disponibilizou 1.200 (mil e duzentas) inscrições para os agricultores, ficando a critério do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável CMDR e IPA renovarem as inscrições dos agricultores, realizarem a homologação dos cadastros, bem como enviarem para o programa “Garantia Safra”. 

As inscrições foram prorrogadas, IMPRETERIVELMENTE, até o dia 06/03/2021 para os municípios da região 2.

Alerta: taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 88% em Pernambuco

Com os números dos casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus aumento cada vez mais no país, alguns estados já estão adotando medidas mais duras na tentativo de conter o avanço do vírus. Em Pernambuco, mesmo sem o governador Paulo Câmara (PSB) ter anunciado ainda restrições mais severas, a taxa de ocupação dos leitos públicos de terapia intensiva (UTI), administrados pelo governo do Estado, voltou ao patamar de 88% nesta segunda-feira (22). Além disso, 74% das vagas em enfermaria também estão com pacientes que apresentam quadro respiratório grave com sintoma sugestivo de covid-19. Ao todo, o Estado tem 1.928 leitos voltados para atender pessoas com essa condição: 996 são UTI e 932 enfermaria. Considerando o total de ambos os tipos de vagas, 82% estão ocupadas.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, alerta que os próximos dias continuarão sendo decisivos em relação ao agravamento (ou não) da situação da pandemia no Estado. “O que determinará o curso da doença continuam sendo as nossas próprias atitudes. Nós não podemos, de forma alguma, subestimar a situação atual e, para impedir mais contaminações, mortes e saturação da rede de saúde, que já vemos em vários outros Estados, é preciso que tenhamos responsabilidade e sigamos as medidas sanitárias”, frisou Longo, em coletiva de imprensa, na última quarta-feira (17).

O secretário ressaltou que, neste cenário de alta da pandemia, existe a presença do vírus de forma preocupante em todas as regiões de Pernambuco. “Há uma distribuição praticamente homogênea da circulação viral e, por isso, precisamos dos esforços de toda a sociedade, do Litoral ao Sertão, e de todos os gestores municipais”, acrescentou.

Em Pernambuco, a última semana epidemiológica (14/02 a 20/02) registrou 774 notificações de síndrome respiratória aguda grave – 33 casos a mais do que a anterior (07/02 a 13/02). Com as 689 novas confirmações de covid-19 divulgadas nesta segunda-feira (22), o Estado totaliza 291.189 casos confirmados da doença, sendo 32.131 graves e 259.058 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Via Waldiney Passos/Blog Petrolândia Notícias.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Capoeirense é 1º lugar no Torneio de Tiro Esportivo de Pesqueira e busca patrocínio para participar do Campeonato Brasileiro

Competindo na modalidade Carabina de ar Comprimido, o desportista capoeirense Ailton Vasconcelos conquistou mais dois troféus neste domingo, 21/02/2021. Ele competiu no 1º Torneio de Tiro Esportivo realizado na cidade de Pesqueira, e obteve o primeiro lugar na prova do Alvo, e a quinta colocação na prova do giz.

Único representante da cidade de Capoeiras que participa de competições de tiro esportivo, Ailton Vasconcelos sonha novamente em competir no Campeonato Brasileiro da modalidade, mas para isso, o capoeirense precisa de patrocínio para ajudar a custear despesas como viagens e alimentação. Quem tiver interesse em apoiar Ailton é só entrar em contato com ele.

Fonte: Blog Capoeiras.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Governo interino de Capoeiras investe forte em Saúde e adquire 17 novos leitos elétricos hospitalares

Com o compromisso de cada dia mais cuidar do povo Capoeirense, o Hospital Municipal de Capoeiras, iniciou a substituição de camas hospitalares para melhor atender a população. Foram entregues 17 (dezessete) novas camas motorizadas que vão garantir melhor acomodação e conforto aos pacientes atendidos na UMQAV.
 
A novidade do mobiliário agradou não apenas aos funcionários do hospital, como também aos familiares de pacientes que estão internados. Essa nova aquisição faz parte do processo de modernização da unidade hospitalar do município, promovido pelo Governo interino de Capoeiras.

O secretário de saúde Cléber Stamm, explicou quais são os benefícios das camas hospitalares elétricas para os usuários.
 
As camas elétricas adquiridas para o UMQAV apresentam funções fundamentais, que podem ser acionadas dando mais agilidade aos atendimentos, além de conforto aos pacientes acamados e com mobilidade reduzida. Outra característica importante da cama motorizada é permitir autonomia ao paciente e um espaço de tempo maior para as atividades da equipe de enfermagem, que são intercaladas entre os leitos. Ao mesmo tempo que ajuda na evolução do tratamento de uma pessoa internada, a cama com mais recursos tecnológicos facilita o trabalho da equipe da unidade - destaca o secretário.


O Prefeito do município Pitonho afirma que investir em saúde é salvar vidas. Por isso, cada dinheiro aplicado na pasta é para melhorar o atendimento dos pacientes, bem como propor o conforto nos setores hospitalares e viabilizar o trabalho dos profissionais de saúde.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

TRE-PE decide afastar prefeito e vice-prefeito de Arcoverde; município deve realizar novas eleições

Por unanimidade, a Corte Eleitoral de Pernambuco decidiu, nesta quinta-feira (18/02), cassar os diplomas concedidos a José Wellington Cordeiro Maciel e Israel Lima Braga Rubis, eleitos prefeito e vice-prefeito de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), os dois serão afastados e o presidente da Câmara de Vereadores deverá assumir a Prefeitura e convocar novas eleições.

Os políticos, entretanto, foram diplomados em dezembro, amparados por uma liminar. A liminar foi concedida com o objetivo de assegurar a proclamação do candidato como eleito enquanto o mérito não havia sido julgado.

Com o julgamento do mérito nesta quinta-feira, prevalece a decisão da primeira instância, que cassou os registros de candidatura.

Maria Madalena Santos de Brito, ex-prefeita de Arcoverde, também é ré no processo. Com base Artigo 22 da Lei Complementar 64/1990, os três ficarão inelegíveis por oito anos.

O relatório, acompanhado por toda a Corte Eleitoral, é de autoria do desembargador Rodrigo Cahú Beltrão.

O julgamento pode ser assistido na página do TRE-PE no YouTube.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Pernambuco receberá mais 400 mil doses da vacina contra a Covid-19

Em reunião com o governador Paulo Câmara, ministro da Saúde informou o cronograma de entrega dos imunizantes


O governador Paulo Câmara e o secretário estadual de Saúde, André Longo, participaram, na tarde desta quarta-feira (17.02), de reunião virtual com os demais gestores estaduais do País e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que sinalizou com a entrega de novas doses de vacina aos Estados na próxima semana. O Ministério da Saúde deverá repassar dois milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz, importadas da Índia, e 8,2 milhões do imunizante CoronaVac/Butantan, produzidos no Brasil. A expectativa é que Pernambuco receba pelo menos mais 400 mil doses – sendo 320 mil da CoronaVac e 80 mil da Astrazeneca. Segundo afirmou Pazuello, a expectativa é de distribuir, entre o final de fevereiro e o mês de julho, mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos Estados.


“É importante que as vacinas cheguem o mais breve possível, para que possamos concluir o processo de imunização dos grupos prioritários e avançar para outros grupos e faixas etárias. O nosso sistema de saúde já tem uma logística pronta e eficiente, montada para distribuir as vacinas para todas as regiões de forma rápida, a partir do momento da chegada dos lotes ao Estado”, afirmou Paulo Câmara. Até o momento, Pernambuco recebeu mais de 511 mil doses, sendo 427.560 unidades da vacina da Coronavac/Butantan, para aplicação das duas doses, e 84 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose.


O secretário de Saúde André Longo afirmou, durante coletiva de imprensa online após a reunião com Pazuello, que o comitê técnico e a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) deverão se reunir o mais rápido possível para pactuar as questões técnicas e deixar o todo o esquema pronto para iniciar o processo de distribuição das vacinas assim que a nova remessa chegar ao Estado. “Aqui em Pernambuco, temos o compromisso de imunizar com agilidade os grupos prioritários, especialmente os idosos e os trabalhadores de saúde. Aguardamos esse novo quantitativo para ampliar a vacinação e proteger os mais vulneráveis e expostos ao vírus”, ressaltou.

Três municípios são multados por irregularidades na gestão fiscal, entre eles Caetés

O Tribunal de Contas do Estado, por meio da sua Primeira Câmara, julgou irregulares na última terça-feira (16), processos de gestão fiscal dos municípios de Belém de São Francisco e Poção, relativos ao exercício financeiro de 2018, e de Caetés, do ano de 2017, pelo descumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Em relação aos processos de Belém de São Francisco (n° 20100669-8) e Poção (n° 20100682-0), sob relatoria do conselheiro Valdecir Pascoal, os relatórios de auditoria apontaram a não adoção de medidas necessárias para a redução do excedente da despesa total com pessoal, com gastos de 78,38%, 64,56% e 76,41 nos três quadrimestres, respectivamente, em Belém de São Francisco e de 62,86, 60,94% e 57,74% em Poção.


Já no município de Caetés (processo n° 1990021-1), com relatoria do conselheiro Carlos Neves, os índices de despesa de pessoal foram de 56,68%, 59,10% e 61,81%, respectivamente, ultrapassando o limite de 54% estabelecido pela LRF.Por estes motivos, além do julgamento pela irregularidade, foram aplicadas multas no valor de R$ 54.000,00 ao então prefeito de Belém de São Francisco, Licínio Antônio Lustosa Roriz, de R$ 33.600,00 ao prefeito de Poção, Emerson Cordeiro de Vasconcelos e de R$ 57.600,00 ao ex-prefeito de Caetés, Armando Duarte de Almeida.


Também foi determinado às prefeituras que promovam o controle da gestão fiscal, elaborando relatórios de acordo com a ordem legal e adotando medidas para reduzir gastos com pessoal.Os votos foram aprovados por unanimidade, podendo ainda os interessados recorrer das decisões. Representou o Ministério Público de Contas na sessão, a procuradora-geral, Germana Laureano.


Fonte: TCE

 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

92% dos idosos a partir dos 85 anos já foram vacinados em Pernambuco

Pernambuco alcançou, nesta segunda-feira (15), a marca de 69.098 idosos, a partir dos 85 anos, que já foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o número corresponde a 92% do total dessa população no Estado, que é composta por 75.159 pessoas. A data de hoje marca vinte dias após o início da imunização. Até o momento Pernambuco já aplicou 264.238 doses do imunizante, das quais 227.385 foram primeiras doses.


"A imunização deste público ocorreu após a chegada, no último dia 26 de janeiro, das 84 mil doses da vacina da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzidas pelo Instituto Serum, na Índia", informou a SES.


Segundo o Ministério da Saúde (MS), a orientação foi utilizar todo o quantitativo relativo à primeira dosagem do insumo, "já que a recomendação é um intervalo de 3 meses entre primeira e segunda dose desta vacina."


Para a Secretaria Estadual de Saúde, a estratégia de distribuição e de uso das doses pactuada com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foi importante. "Garantiu às gestões municipais o recebimento, de forma equânime, do quantitativo para a aplicação neste público em cada uma das cidades."


Em relação à segunda dose, a secretaria informou que já foram beneficiados 24.064 trabalhadores de saúde; 10.643 povos indígenas aldeados; 2.050 idosos institucionalizados e 96 pessoas com deficiência institucionalizadas; totalizando 36.853 pessoas que já finalizaram o esquema.


Segundo o balanço de vacinação divulgado pela SES-PE, Pernambuco já aplicou 264.238 doses da vacina contra a Covid-19. Além dos quase 70 mil idosos acima dos 85 anos, também foram feitas a primeira dose em 128.476 trabalhadores de saúde, o que corresponde a 72,8% dos 176.457 contemplados com o quantitativo recebido até o momento.


A SES-PE ressaltou que já foram imunizados com a primeira dose 23.617 (88,3%) indígenas aldeados; 5.469 (222%) idosos em Instituições de Longa Permanência; e 725 (557,6%) pessoas com deficiência institucionalizadas. A secretaria também destacou que a distribuição das vacinas aos Estados é feita de forma proporcional levando em consideração o Censo do IBGE de 2010 e a Campanha de Imunização contra a Influenza de 2020.


Fonte: Diário de Pernambuco.

Cidadão de Caetés denuncia falta de médicos no hospital da cidade e busca atendimento no hospital de Capoeiras

Nesta segunda-feira (15), um cidadão do município vizinho, Caetés, usou as suas redes sociais para mostra a falta de médicos no hospital da sua cidade, ele diz que o filho passou mal e procurou a emergência, onde não havia médicos.

O homem resolveu procurar o hospital da cidade de Capoeiras, onde seu filho pode ser atendido.

O cidadão escreveu: "Hoje 15 de fevereiro de 2021. Meu filho passou mal e tive que procurar a emergência. Fui no hospital de Caetés, mas não tem médico. Já em Capoeiras-PE, onde estou agora, tem médico. 

Agora eu faço uma pergunta ao povo de Caetés: como Capoeiras, SEM PREFEITO, tem médico plantonista. Já Caetés, com prefeito não tem. Me explica povo...." Questionou o homem.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Capoeiras: Prefeito interino Pitonho é recebido pelo Governador

O prefeito interino de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco, José Ernandes da Costa – Pitonho (PSB) foi recebido pelo governador Paulo Câmara (PSB) nesta sexta-feira, 12/02/2021, no Palácio do Campo das Princesas. A ex-prefeita Neide Reino, o ex-prefeito Neném e também o comerciante Nego do Mercado participaram do encontro em Recife.

Na pauta, o prefeito José Ernandes da Costa tratou de diversos assuntos de interesse do município Capoeiras: a pandemia e o plano de vacinação; a conclusão do asfaltamento da PE-193 que liga Capoeiras a São Bento do Una; a liberação de recursos do FEM para a conclusão do calçamento de ruas do Loteamento Frei Damião, entre outras demandas.

Exercendo interinamente a prefeitura, Pitonho vem realizando uma administração que tem recebido elogios da maioria dos capoeirenses; o gestor vem atuando com responsabilidade e trabalhando para corresponder aos anseios da população.


Fonte: blog Capoeiras.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Pernambuco começa a pagar 13° do Bolsa Família Estadual

Pagamentos são feitos de acordo com a data de nascimento do responsável pela família e final do Número de Identificação Social (NIS).  Benefícios podem receber até R$ 150,00.


O pagamento do 13º do Bolsa Família referente ao ano de 2020 começou a ser feito nesta quinta-feira (11). De acordo com o governo estadual, a entrega do benefício acontece nos meses de fevereiro, março e abril e é feita de acordo com o mês de nascimento do responsável pela família e o final do Número de Identificação Social (NIS).


Em fevereiro, os pagamentos acontecem para os beneficiários nascidos de janeiro a abril, a partir desta quinta-feira, e seguem até o dia 26. Para os nascidos de maio a agosto, os pagamentos acontecem entre os dias 18 e 31 de março. Por fim, os nascidos de setembro a dezembro recebem a parcela extra do benefício entre os dias 16 e 30 de abril (confira tabela completa mais abaixo).


Segundo o governo do estado, o pagamento deve ser feito equivalente a parcela que cada família recebe mensalmente, com valor máximo de R$ 150. Para aquelas famílias que recebem valores inferiores ao teto, houve a possibilidade de alcançar o limite do pagamento.


Aqueles que utilizaram o programa Nota Fiscal Solidária puderam complementar o valor para chegar ao teto de R$ 150. Nesse caso, os beneficiários que pediram nota fiscal com seu CPF receberam o retorno de 5% do valor de tudo que compraram nos setores de alimentação, gás de cozinha, vestuário, calçados, material de limpeza, higiene pessoal e medicamentos.


É possível consultar os pontos acumulados no site da Secretaria da Fazenda do Estado. De acordo com o governo, o programa foi idealizado como um complemento ao 13º do Bolsa Família, que garante por si só mais um mês de benefício de acordo com o mesmo valor que recebe durante todo o ano.


Para dúvidas, a população pode utilizar o serviço da Ouvidoria Social, no telefone 0800.0814421, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Calendário completo de pagamento do 13° do Bolsa Família estadual:


Texto: G1 PE.
Imagens: Governo de PE.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Ministro do TSE nega recurso impetrado por Eudson Catão para voltar à Prefeitura de Palmeirina

O ministro do TSE, Edson Fachin, negou um pedido de tutela cautelar antecedente impetrado naquele tribunal pelos advogados do ex-prefeito de Palmeirina, Eudson Catão para suspender uma decisão do TRE de Pernambuco, que o afastou do cargo no último dia 04 de fevereiro por um placar de 5 a 2. 

Catão foi eleito subjudice prefeito de Palmeirina nas eleições de 2020, mas uma decisão do Juízo da 59ª Zona Eleitoral indeferiu o seu pedido de registro de candidatura ao reconhecer a incidência da causa de inelegibilidade por conta de rejeição das suas contas relativas a 2012 quando era prefeito daquele município. 

A defesa de Catão alegou que o indeferimento do registro não seria legal pois os efeitos dos atos de reprovação de contas estariam suspensos por decisões do Tribunal Regional Federal (TRF) e do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ/PE)

Em dezembro de 2020, Catão conseguiu uma liminar do TRE que possibilitou a sua diplomação e posse, mas a tutela foi cassada no último dia 04 de fevereiro pelo colegiado do TRE. 

Em sua decisão o ministro Fachin negou o pedido de Catão. O ex-prefeito ainda tentou argumentar que a saída dele atrapalharia o combate à pandemia, mas Fachin disse que, como a decisão que afastou Catão ocorreu no início do mandato, não faz sentido a referida alegação.

Com a saída de Eudson Catão, o Governo Municipal de Palmerina está nas mãos de Lecinho, Presidente da Câmara. A lei prevê que, em casos como esse, a Justiça Eleitoral deve convocar novas eleições no município.


Fonte: VeC Garanhuns.

TCE julga irregular gestão fiscal de Caetés e aplica multa ao ex-prefeito Armando Duarte

A Primeira Câmara do TCE decidiu, nesta terça-feira (09), pela irregularidade da gestão fiscal da Prefeitura de Caetés no exército financeiro de 2018. O relator do processo, conselheiro Carlos Neves, aplicou uma multa de R$ 57.600,00 ao ex-prefeito Armando Duarte de Almeida.

De acordo com o voto (processo TC n° 20100696-0), o município excedeu o limite de despesa com pessoal (54%) previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, no período correspondente aos três primeiros quadrimestres de 2018. Foram contabilizados, respectivamente, gastos com pessoal de 60,59%, 58,14% e 59,60%. O relator ainda destaca a reincidência do gestor, visto que o município ultrapassou o limite de despesas com pessoal desde o 3° quadrimestre de 2015.

O voto foi aprovado por unanimidade, podendo ainda o ex-prefeito recorrer da decisão. Na sessão, o procurador Ricardo Alexandre representou o MPCO.


Fonte: Garanhuns Notícias.

Capoeiras decreta suspensão de eventos carnavalescos em todo território Municipal

Seguindo os Decretos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Pernambuco, e a recomendação do Ministério Público MPPE, o município de Capoeiras editou decreto suspendendo quaisquer eventos de pré-carnaval e carnaval no âmbito do seu território, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa do Poder Público ou privado.

O objetivo da medida é evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19, pois houve um aumento do número de casos da doença nos últimos dias.

Datado de 08/02/2021, o Decreto menciona que a proibição abrange principalmente a Barragem Gurjão, na zona rural do município, local em que costuma virar ponto de aglomeração de centenas de pessoas no carnaval.

O Decreto Municipal afirma ainda que foram solicitadas providencias ao Ministério Público de Pernambuco e ao 9º BPM (Batalhão da Policia Militar) para que seja realizada a fiscalização para coibir as possíveis aglomerações.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Capoeiras recebe mais 120 doses da vacina Coronavac

Neste último domingo dia (07), Pernambuco recebeu mais 118.200 doses da vacina Coronavac, para continuar a imunização dos profissionais da saúde.


O município de Capoeiras recebeu 120 doses nessa remessa, dessa vez as doses serão aplicadas nos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), que serão vacinados nesta terça e quarta-feira (09 e 10).


Serão contemplados com essas doses 60 profissionais, considerando que a segunda dose da vacina será aplicada após um tempo.


Capoeiras já havia recebido anteriormente 224 doses da vacina Coronavac, e outras 180 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, estas destinadas a idosos com 85 anos ou mais.


A vacinação contra a Covid-19, dos ACS e ACE ocorrerá no prédio da Secretária Municipal de Saúde, no horário das 08:30hs às 11:30hs e é necessário apresentar CPF e Cartão do SUS. O cronograma para a vacinação será o seguinte:


Terça-feira 09/02/21:


PSF Maria Zélia

PSF Gildo Marques

PSF Mons. Geraldo

PSF Olho d água

Categoria dos ACE


Quarta-feira 10/02/21


PSF Riacho do Mel

PSF Maniçoba 

PSF Imbé

PSF Alegre

Pernambuco: Em três semanas, quase 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas

Em apenas três semanas de vacinação contra a Covid-19, Pernambuco aplicou 192.010 mil doses do imunizante na população.. Deste montante, 189.362 foram primeiras doses. Em relação à segunda dose, 2.648 trabalhadores de saúde já foram vacinados e finalizaram o esquema.


Dadas as condições de fornecimento de insumos, o Estado mostrou agilidade na aplicação das vacinas, assim como acontece em todas as campanhas de vacinação realizadas aqui. Em 2020, por exemplo, em apenas um mês foram imunizadas mais de 1,4 milhão de pessoas contra a influenza, campanha que tem grupo prioritário similar ao da imunização contra a Covid-19. O contexto, agora, é diferente: as gestões estadual e municipais se deparam com um quantitativo de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) aquém do total das populações prioritárias. Contudo, por meio de pactuações na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e no Comitê técnico-científico, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) tem discutido a ordem de priorização e as estratégias para otimizar o uso do insumo.


Importante lembrar que a orientação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 é que a segunda dose da vacina da Sinovac/Butantan seja feita entre o 21º e 28º dia - esta segunda-feira (08.02) marca o 21º dia após a primeira aplicação no Estado. Essa vacina tem sido utilizada em todos os grupos prioritários do momento, exceto os idosos a partir dos 85 anos, que estão utilizando o imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que indica a segunda dose apenas três meses após a primeira. O Governo de Pernambuco reforça o compromisso de proteger com agilidade os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19 e aguarda mais doses do Ministério da Saúde para continuar dando seguimento aos Planos Nacional e Estadual de imunização.

 

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Pernambuco vai receber mais 118 mil doses da vacina Coronavac


Neste domingo dia 07/02, Pernambuco receberá mais 118.200 doses da vacina Coronavac. A chegada das novas doses da vacina está previsto para às 11h20, no Aeroporto dos Guararapes.

O governador Paulo Câmara disse numa rede social que o esquema de logística está pronto para distribuir esse lote em até 24 horas para todo o estado.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Pernambuco tem primeiro prefeito afastado da prefeitura

Em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (4/2) via videoconferência, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou o diploma de Severino Eudson Catão Ferreira, candidato mais votado a prefeito de Palmeirina, no Agreste de Pernambuco.

A candidatura de Severino Eudson Catão Ferreira foi indeferida pelo juiz da 59ª Zona Eleitoral (primeira instância) em outubro de 2020, em razão de condenação em atos de improbidade administrativa. Em grau de recurso, no mês de novembro, o TRE manteve a decisão.

Em dezembro, novos recursos foram interpostos pelo candidato no TRE e no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) a fim de ser diplomado. Porém, apenas por força de uma liminar em tutela antecipada concedida monocraticamente pelo relator, o candidato pôde ser diplomado.

Nesta quinta-feira, por maioria de votos (5 a 2), a Corte Eleitoral cassou a liminar e o diploma que havia sido concedido. Portanto, a diplomação perdeu o efeito.

Por consequência, o presidente da Câmara de Vereadores do município assumirá o cargo de prefeito até que novas eleições sejam realizadas.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Quase 150 mil pessoas estão vacinadas contra a Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (03/02), a aplicação de 148.632 doses da vacina contra o Novo Coronavírus. Foram vacinados:


Trabalhadores da saúde - 80.646

Povos indígenas aldeados - 20.886

Idosos institucionalizados - 4.522 

Idosos (85 anos e mais) - 42.332

Pessoas com deficiência institucionalizadas - 246.


Vale destacar que a vacinação contra a Covid-19 foi iniciada no dia 18 de janeiro em Pernambuco.

Obras da PE-193 em Capoeiras são retomadas

O Departamento de estradas de rodagem (DER), retomou as obras de pavimentação asfáltica da PE-193, entre Capoeiras e São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. Na semana passada as obras foram reiniciadas e nesta terça-feira, 02/01/2021, começou o trabalho de preparação da estrada para a colocação do asfalto conforme vemos nas imagens acima.


Falta pavimentar cerca de 5 quilômetros de extensão da rodovia a partir da cidade de Capoeiras sentido a São Bento do Una; o custo da obra é de R$ 5,2 milhões.


A ex-prefeita Neide Reino e o ex-prefeito Neném foram bastantes cobrados pelo termino da pavimentação da PE-193; demanda que os dois apresentaram varias vezes ao Governo do Estado, que parece finalmente vai concluir o tão sonhado asfaltamento da PE-193.


No mês de setembro de 2020, a obra de pavimentação da rodovia foi reiniciada depois de ficar vários anos paralisada; mas já no final do ano, o trabalho foi suspenso, levantando a suspeita em muitos moradores da cidade de que o Governo do Estado novamente fazia pouco caso com o município.


Algumas autoridades capoeirenses procuraram o DER em busca de informações do porquê da paralização da obra; e o órgão disse que a obra não havia sido paralisada, que seria retomada em janeiro/2021, após as festas de fim de ano; o que ocorreu na semana passada.


Fonte: Blog Capoeiras.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Caminhoneiros não aderem à paralisação em Pernambuco

Os caminhoneiros confirmaram uma nova paralisação nacional para esta segunda-feira, mas não haverá adesão em Pernambuco. Segundo Marconi França, líder de forma independente do movimento dos caminhoneiros autônomos no estado, houve um comunicado para suspender a paralisação em Pernambuco desde o domingo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve nenhum ponto de bloqueio nas estradas federais de Pernambuco e o trânsito flui normalmente.


"Pernambuco não está fazendo parte do movimento, no Brasil há poucos pontos. Existe muita politicagem por trás, então mandei suspender desde ontem (domingo). Quando vimos que o movimento não ia pegar força e que se tratava de politicagem, não aderimos. A gente não envolve política no nosso movimento, então entramos no consenso para desmobilizar. A única bandeira que a gente levanta é a nossa", justificou Marconi França.


Movimentação


No último sábado, o presidente Jair Bolsonaro pediu que os caminhoneiros não realizassem a paralisação, que, segundo ele, todo mundo perderia com a greve, "todo o Brasil". Mas o movimento foi mantido mesmo assim.


Na pauta da paralisação está a reclamação em torno do alto preço dos combustíveis, além de os caminhoneiros serem contra a política da Petrobras que se baseia na paridade dos preços internacionais. Eles também questionam os valores baixos dos fretes e o descumprimento da lei que prevê o piso mínimo dos fretes, que terá a constitucionalidade analisada pelo STF. Os caminhoneiros ainda pedem alterações na BR do Mar, marco regulatório do transporte marítimo que incentiva a cabotagem, e melhores condições de trabalho.


Fonte: Diário de Pernambuco.