segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Pernambuco: Em três semanas, quase 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas

Em apenas três semanas de vacinação contra a Covid-19, Pernambuco aplicou 192.010 mil doses do imunizante na população.. Deste montante, 189.362 foram primeiras doses. Em relação à segunda dose, 2.648 trabalhadores de saúde já foram vacinados e finalizaram o esquema.


Dadas as condições de fornecimento de insumos, o Estado mostrou agilidade na aplicação das vacinas, assim como acontece em todas as campanhas de vacinação realizadas aqui. Em 2020, por exemplo, em apenas um mês foram imunizadas mais de 1,4 milhão de pessoas contra a influenza, campanha que tem grupo prioritário similar ao da imunização contra a Covid-19. O contexto, agora, é diferente: as gestões estadual e municipais se deparam com um quantitativo de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) aquém do total das populações prioritárias. Contudo, por meio de pactuações na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e no Comitê técnico-científico, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) tem discutido a ordem de priorização e as estratégias para otimizar o uso do insumo.


Importante lembrar que a orientação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 é que a segunda dose da vacina da Sinovac/Butantan seja feita entre o 21º e 28º dia - esta segunda-feira (08.02) marca o 21º dia após a primeira aplicação no Estado. Essa vacina tem sido utilizada em todos os grupos prioritários do momento, exceto os idosos a partir dos 85 anos, que estão utilizando o imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que indica a segunda dose apenas três meses após a primeira. O Governo de Pernambuco reforça o compromisso de proteger com agilidade os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19 e aguarda mais doses do Ministério da Saúde para continuar dando seguimento aos Planos Nacional e Estadual de imunização.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário