sábado, 22 de outubro de 2022

Governo Bolsonaro corta 87% do leite distribuído no Nordeste; Capoeiras é um dos municípios atingidos

Produto é destinado ao consumo de famílias em situação de extrema pobreza

O governo Bolsonaro cortou 87% do leite distribuído a municípios do Nordeste e de parte de Minas Gerais que enfrentam insegurança alimentar, entre janeiro e agosto deste ano. A informação foi publicada neste sábado, 22, pelo portal UOL.

A doação do produto a famílias em situação de extrema pobreza ocorre por meio do projeto Alimenta Brasil (antigo Programa de Aquisição de Alimentos, criado há duas décadas). 

Segundo a reportagem, em agosto, por exemplo, apenas 54 produtores venderam ao governo um total de 236 mil litros de leite. Em outubro de 2021, eram 4.443 produtores e 5,9 milhões de litros de leite vendidos. Em janeiro deste ano, nada foi comprado. Entre 2011 e 2012, 28 mil produtores vendiam leite ao governo federal. 

CAPOEIRAS

Aqui em Capoeiras, no Agreste de Pernambuco, foi um dos municípios atingidos pelos cortes por parte do governo Federal, onde o programa atendia 310 famílias, somando um total de 8.680 litros de leite mensal. Isso mostra o descaso por parte do atual governo do presidente Bolsonaro, onde o Brasil voltou para o mapa da fome, hoje com 33 milhões de pessoas passando fome.

O corte é comprovado quando se observa o orçamento do Ministério da Cidadania. Entre janeiro e agosto, o governo federal investiu pouco mais de R$ 7 milhões. Para se ter uma ideia, em novembro de 2021 foram mais de R$ 13 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário