O pernambucano Gilberto Nogueira recebeu, na tarde desta segunda-feira (10), uma homenagem do Governo de Pernambuco por usar a sua visibilidade durante e após o Big Brother Brasil 21 para defender a educação pública e de qualidade social. Ao lado da mãe, o economista foi recebido pelo governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama, Ana Luiza, no Palácio Campo das Princesas. "Eu sempre falo da importância da educação pois é algo que eu tive que batalhar muito e sei que sem educação temos cada vez menos oportunidades de vencer na vida. Educação para todos!", disse Gilberto.
A placa da homenagem afirma: "Reconhecimento pela defesa da educação pública de qualidade social, sempre mostrando, inclusive pelo seu próprio exemplo, que esta é a saída para um futuro mais justo, humano, igualitário e fraterno para todos".
"É muita honra receber esse pernambucano que fez tão bonito no BBB. Gil contou um pouco da sua trajetória, que hoje o Brasil já conhece, mas que tem um foco muito grande na educação pública", afirmou Paulo Câmara. "Ele teve um apoio importante, que nos relatou aqui, da Facepe. Enquanto o Brasil diminuiu o número de bolsas, Pernambuco, mesmo com toda a crise, manteve a ajuda a muitos mestrandos e doutorandos. Isso faz a diferença no futuro que a gente quer para o nosso Estado".
Gilberto estudou na Escola Nestor Gomes de Moura (Jaboatão dos Guararapes) e na Escola Luiz Delgado (Recife), onde cursou, de 2008 a 2010, o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Em setembro, ele segue para a cidade de Davis, na Califórnia (EUA), onde fará pós-doutorado em economia na University of California. Ele é graduado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também faz doutorado desde 2019.
"Gilberto é um exemplo de como a educação transforma a vida do cidadão. A nossa missão é seguir buscando projetos e ações que garantam uma educação pública de qualidade social, para que muitos outros exemplos como esse ganhem força em todo o País", afirmou o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros. Também estavam presentes os secretários estaduais Alexandre Gabriel (Chefe da Assessoria Especial do Governador); Gilberto Freyre Neto (Cultura); José Neto (Casa Civil); e o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.
Ainda nesta segunda, Gil do Vigor participou do Encontro com Fátima Bernardes, em uma entrevista por vídeo, e do Globo Esporte da TV Globo Pernambuco. No último sábado (8), ele recebeu a mais alta honraria da cidade do Paulista, a Comenda Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro, por ser "um dos mais ilustres moradores da cidade, por toda a sua colaboração com o engrandecimento de Paulista".
"É muito errado eu ter que correr mais para chegar em algum lugar e alguém ter que correr menos. Acho que a corrida e a caminhada têm que ser iguais para todo mundo", disse, durante a solenidade em Paulista. "Por que para mim e para alguns tem que ser tão difícil? Pegar barro/macaxeira, BRT/CDU, quem passa por isso sabe. Cadê a esperança? Cadê a expectativa? Por que eu tenho que chegar cansado na faculdade e o outro descansado? Essa competição é desleal. Isso me frustrava muito, porque parecia que ninguém me ouvia. Eu queria gritar, gritar e ninguém me ouvia, então eu falei: 'Vou ter que gritar na Globo' porque lá eu vou conseguir falar."
Fonte: Diário de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário