segunda-feira, 15 de março de 2021

URGENTE: Governador Paulo Câmara deve decretar lockdown em Pernambuco

Pernambuco inteiro aguarda para esta segunda-feira (15) o anúncio que será feito pelo governador, Paulo Câmara, de mais um lockdown no estado. Ontem, em pleno domingo, o gestor reuniu sua equipe no Palácio do Campo das Princesas para tratar o assunto. No final de semana, Paulo deu todos os indicativos de que já tomou decisão, que, caso confirmada, será mais um acerto do socialista na condução do governo nesta pandemia. As informações de bastidores, publicadas com exclusividade pela Coluna Fala PE, nesse sábado, dão conta que o fechamento deve acontecer a partir da próxima quarta-feira (17).

Antes, contudo, Paulo já foi preparando o terreno junto ao empresariado (os grandes e os pequenos), categoria que mais vai sofrer com um novo lockdown. No sábado, ele anunciou a prorrogação, por 120 dias, dos prazos de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado no âmbito do Simples Nacional. A ideia é beneficiar todos os estabelecimentos contribuintes do ICMS que estejam nesse regime tributário. 

Ontem, mais sinais. Após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, Câmara anunciou a criação de uma nova linha de crédito emergencial específica para micro e pequenas empresas, que tiveram suas atividades prejudicadas pelos efeitos da pandemia. De acordo com o governador, serão liberados empréstimos de até R$ 50 mil por empresa, parcelados em até 30 meses, com prazo máximo de seis meses de carência para começar a pagar. O investimento do Estado nessa linha de crédito será da ordem de R$ 10 milhões.

O plano, como ficou claro, é minimizar as perdas na economia porque do ponto de vista da saúde a avaliação é unânime. A situação está séria em todo o estado. Municípios do interior estão com seus sistemas de saúde falidos, como é o caso de Petrolina, Araripina, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada, só para citar alguns. A preocupação do governador com os empresários, contudo, é muito válida. Por isso, o planejamento sempre foi decretar o lockdown, mas amenizar as perdas. Pernambuco, vale ressaltar, é um dos estados que melhor lida com a pandemia em todo país.

Fonte: Fala PE.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário